Banners

segunda-feira, 5 de maio de 2014

EM CADA DEZ PESSOAS, NOVE NÃO SABEM O QUE BUSCAM

Uma pesquisa da Harris Interactive, feita com 23 mil funcionários, revelou que apenas três em cada dez funcionários
sabem o que a organização em que trabalham está tentando atingir e porque. O número cai para um em cada dez, quando se trata de objetivos pessoais.
Esses dados reafirmam o que escrevi no livro A LEI DO SUCESSO. Que a principal causa do fracasso da maioria das pessoas é consequência da falta de um objetivo de vida definido, associado à ausência de metas claras e atingíveis, assim como a falta de um plano para desenvolver essas metas.
Por que um propósito definido é tão importante? A resposta é simples: ele cria poder pessoal. Ao definir um propósito, e ao se comprometer a atingi-lo, organizamos todo nosso conhecimento e energia em torno desse propósito. Ao se focar num único ponto, criamos o que se chama esforço organizado.
Sem um propósito definido, geralmente passamos o dia muito ocupado, dissipando energias e dispersando pensamentos sobre diversos assuntos e em inúmeras direções. Vivemos presos nos problemas do momento, e o que realmente interessa acaba atropelado por ações urgentes, preocupações imediatas e ações reparatórias.
Todo esse esforço, por maior que seja, no final das contas, não nos conduzirá ao esforço organizado necessário para realizar nossos sonhos. Pelo contrário, nos levará a indecisão, a fraqueza, e por último, a frustração de uma existência vivida em vão e, portanto, sem sentido.
Pense sobre isso da seguinte maneira: suponha que seu carro esteja com um tanque cheio de gasolina. Se você ficar dando voltas a esmo pela cidade, sem especificamente definir um lugar para onde você queria ir, num determinado momento, você terá andado muito, percorrido uma alta quilometragem e consumido toda gasolina, sem necessariamente sair do lugar. Mas se definir um ponto de chegada, você chegará lá em muito menos tempo e com muito menos combustível.
O exemplo é simples, mas reflete exatamente o que acontece em nossa vida. Ao ter claro o que queremos para nós, nossa empresa, família e comunidade, criamos esforço organizado em torno desse objetivo e as chances de realizá-los são muito grandes.