Banners

quarta-feira, 14 de maio de 2014

É POSSÍVEL TRANSFORMAR AS ADVERSIDADES EM SUCESSO

magine que você investe milhões na instalação de uma indústria e, depois de ter tudo pronto para iniciar as operações, descobre um gigantesco problema envolvendo justamente a matéria-prima essencial para o funcionamento do seu negócio. O que você faria? De acordo com o KOTTKE.ORG, uma situação parecida ocorreu com um grupo paquistanês, e a atitude dos empresários pode servir de lição e ser aplicada em diferentes situações.
A indústria em questão, chamada Karnaphuli Paper Mills, foi construída especialmente para explorar as vastas florestas de bambu localizadas em uma região ao leste do Paquistão. Contudo, devido ao mau planejamento e à falta de conhecimento, logo após a instalação da fábrica os bambus começaram a morrer — como parte de um ciclo natural recorrente a cada 50 anos —, deixando os empresários sem ter com o que trabalhar.
Resposta positiva
Obviamente, os proprietários da Karnaphuli Paper Mills desconheciam esse processo natural das plantas e, em vez de se deixarem abater, fecharem as portas, declararem falência e esperarem o pior — afinal, em vista do problemão… —, o mais impressionante foi a atitude que adotaram em resposta a essa crise.
Os operadores rapidamente buscaram novos fornecedores para a matéria-prima necessária e desenvolveram uma rede de abastecimento, tirando proveito das inúmeras vias navegáveis que existem pelo país. Além disso, a Karnaphuli iniciou um programa de pesquisa para encontrar outras espécies de bambu — com desenvolvimento mais rápido — para reflorestar a região, e o resultado foi uma maior diversidade e oferta de materiais com os quais trabalhar.
Moral da história
Se o pessoal da fábrica não tivesse planejado mal o negócio e a crise não tivesse ocorrido, eles não teriam sido obrigados a usar a criatividade e a encontrar uma solução para o problema. Como consequência, a Karnaphuli Paper Mills não teria se tornado tão importante quanto é agora.
E apesar de este parecer ser um caso isolado, a verdade é que podemos aprender uma importante lição de tudo isso. A criatividade na hora de solucionar problemas sempre nos pega de surpresa, pois, sejamos sinceros, normalmente evitamos ficar envolvidos em situações que requeiram muito esforço para dar certo.
Portanto, a única forma de exercitar a nossa “genialidade” é quando calculamos mal os riscos e somos obrigados a encarar os problemas. Além disso, nunca se esqueça de que uma atitude positiva — e proativa — diante das adversidades pode sim transformar o fracasso em sucesso.