Banners

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Enfrentando Decepções

No início do seu ministério, Jesus foi batizado por João Batista no rio Jordão, recebendo o Espírito Santo, o qual veio visivelmente na forma de uma pomba, e naquele momento também o Pai testificou do alto, dizendo: Este é o meu filho amado em quem me comprazo. Após isto, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para um tempo de 40 dias de jejum completo, no qual foi tentado por Satanás, e retornou vitorioso para iniciar a sua campanha messiânica. Onde ele ia, o poder de Deus se manifestava e era louvado. Assim, chega Jesus na cidade onde fora criado, Nazaré, onde o conheciam desde criança, onde tinha raízes humanas.

Lucas 4:13-22: Assim, tendo o Diabo acabado toda sorte de tentação, retirou-se dele até ocasião oportuna. Então voltou Jesus para a Galiléia no poder do Espírito; e a sua fama correu por toda a circunvizinhança.

Ensinava nas sinagogas deles, e por todos era louvado. Chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou na sinagoga no dia de sábado, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías; e abrindo-o, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor. E fechando o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele. Então começou a dizer-lhes: Hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos. E todos lhe davam testemunho, e se admiravam das palavras de graça que saíam da sua boca; e diziam: Este não é filho de José?
A palavra que Jesus libera, ao ler Isaías 61, dizia: Estou ungido, cheio da presença de Deus, e esta unção poderosa e visível é para a vossa conversão, onde anuncio boas novas de salvação; esta unção também é para a vossa libertação, para todos os que estão em cativeiro e oprimidos do Diabo; esta unção também é para a vossa cura, onde quero e posso dar vista aos cegos, arrancar o véu da obscuridade, da ignorância, da enfermidade de alma.

Todos puderam experimentar a graça de Deus vindo dos seus lábios, mas nos seus corações falou mais alto o fato de Jesus ser um Nazareno, um habitante local, e julgaram-no de acordo com a sua própria pequenez, de acordo com o seu senso de inferioridade.

Jesus prossegue:

“E prosseguiu: Em verdade vos digo que nenhum profeta é aceito na sua terra.” (Lucas 4:24)
A resposta final daquele povo:

“Todos os que estavam na sinagoga, ao ouvirem estas coisas, ficaram cheios de ira. e, levantando-se, expulsaram-no da cidade e o levaram até o despenhadeiro do monte em que a sua cidade estava edificada, para dali o precipitarem. Ele, porém, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.” (Lucas 4:28-30)
Como lidar com decepções

Alguns pontos importantes diante de uma situação de decepção, particularmente relacionada com pessoas que nós amamos e nos acostumamos a conviver:

1. Não permita que matem a tua visão

A rejeição deste grupo de pessoas não invalidou o chamado de Jesus, nem o enfraqueceu; uma mentira não invalida a verdade; eles o levaram ao despenhadeiro para o matarem, mas Jesus passou pelo meio deles e seguiu seu caminho.

2. Vigia o teu coração com relação às palavras, conceitos e sentimentos lançados

Jesus foi exposto a rejeição, ira, incredulidade, violência, humilhação, mas ele não internou estes sentimentos e estas atitudes, ele ofereceu um tesouro e as pessoas não puderam perceber a grandeza do que estava acontecendo.

Mateus 23:37-39: Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, apedrejas os que a ti são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e não o quiseste! Eis aí abandonada vos é a vossa casa. Pois eu vos declaro que desde agora de modo nenhum me vereis, até que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor.
3. Ser sensível quanto ao teu próximo e ao mesmo tempo preservar a tua vida

Jesus permaneceu em santidade, com o coração íntegro, no pleno exercício da sua autoridade e na manifestação livre dos dons de Deus, mesmo cercado por incrédulos, malfeitores, manipuladores, violentos.

Lucas 19:37-44: Quando já ia chegando à descida do Monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos, regozijando-se, começou a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinha visto, dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor; paz no céu, e glória nas alturas. Nisso, disseram-lhe alguns dos fariseus dentre a multidão: Mestre, repreende os teus discípulos. Ao que ele respondeu: Digo-vos que, se estes se calarem, as pedras clamarão. E quando chegou perto e viu a cidade, chorou sobre ela, dizendo: Ah! se tu conhecesses, ao menos neste dia, o que te poderia trazer a paz! mas agora isso está encoberto aos teus olhos.

Porque dias virão sobre ti em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras, e te sitiarão, e te apertarão de todos os lados, e te derribarão, a ti e aos teus filhos que dentro de ti estiverem; e não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não conheceste o tempo da tua visitação.
4. Trabalhe a tua identidade

Quem você é? E quem você quer ser? Quem você quer agradar? A quem você serve? Quem é o teu Senhor? Quais são os alvos da tua vida?

1 Pedro 2:4-5: e, chegando-vos para ele, pedra viva, rejeitada, na verdade, pelos homens, mas, para com Deus eleita e preciosa, vós também, quais pedras vivas, sois edificados como casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.
Mateus 6:24: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.
1 Reis 18:21: E Elias se chegou a todo o povo, e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-o; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada.
5. Lembre-se que relacionamentos reflectem a luta de reinos

Muitas vezes estamos tão envolvidos numa situação que avaliamos de uma forma pessoal, por exemplo: ela não me ama, ele me ofendeu, não falo mais com ele, isto eu não posso perdoar, nunca me esquecerei, quero sumir, não posso suportar, sou um fracasso, fui rejeitado, falhei, etc. A questão é outra, devemos perguntar: quem é o pai espiritual desta vida? Qual é o propósito maligno que está por trás destas palavras? qual a atitude eficaz que devo adotar? O que o Espírito de Deus está fazendo nesta situação através da minha vida? Qual é a estratégia do inimigo?

Efésios 6:12-13: pois não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes.